Grupo Comcime promove evento para discutir as proximidades entre Comunicação e História

Acontece no dia 20 de novembro, das 9h às 18h, na sala de demonstração da Faced, no Campus da UFJF, o IV Seminário Comcime, com o tema: Comunicação e História: Diálogos Possíveis. O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

A programação contará com três mesas redondas, onde serão discutidos temas envolvendo aproximação entre as áreas de comunicação e história, sendo que ambas trabalham com questões envolvendo a memória, mídias e o passado. As mesas serão compostas pelos seguintes palestrantes: a professora Adjunta do Curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei, Cassia Rita Louro Palha; pelos doutorandos Rafaella Prata Rabello (UERJ), Lucas Gamonal Barra de Almeida (PUC-Rio) e Ana Clara Campos (UFJF); pela pós-doutora, professora do IAD da UFJF,  Alessandra Souza Melott Brum e pelo doutor em Letras, professor da Epcar, Anderson Luiz da Silva.

Em mais um ano, o evento anual do grupo Comcime está se empenhando em promover debates e trazer assuntos de grande relevância, não só para os pesquisadores, mas também para todas as pessoas que estão ligadas às duas áreas.

As inscrições ocorrem até o dia 20 de novembro, através deste link. O evento é gratuito, com direito a certificado.

Confira a programação:

MANHÃ
• 09h à 09h30: Abertura

• 09h30 às 11h – Mesa 1: “Interfaces entre Comunicação e História: desafios da memória”
Palestrante: Cassia Rita Louro Palha
Graduada em História (UFJF), realizou seu mestrado em Educação (UFF) e doutorado em História Social (UFF) e Comunicação Social (UFF). Tem como áreas de pesquisa o ensino de história e as relações entre história e mídia. Atualmente é professora Adjunta do Curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei e do Programa de Pós Graduação em História da mesma instituição.

TARDE
14h às 15h30 – Mesa 2: Pesquisa e Memória: reflexões sobre o passado e o presente
Rafaella Prata Rabello – Doutoranda na linha do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Lucas Gamonal Barra de Almeida – Doutorando em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ana Clara Campos – Mestre em comunicação pela UFJF

• 15:30 – Coffee break

• 16h às 18h – Mesa 3 – Memórias e narrativas midiáticas

Minas é Cinema: propostas e desafios
Alessandra Brum
Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design e colaboradora no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Pós-doutora pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3

A circulação da correspondência pessoal: perspectivas históricas, midiáticas e ficcionais
Anderson Luiz da Silva
Professor da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Possui doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: intertextualidade, prosa de ficção do século XX, literatura/antropologia.

Publicado por Comcime

A proposta do blog Comunicação, Cidade, Memória é a de romper as barreiras do mundo acadêmico e aliar ao grupo novas cabeças pensantes, como também dar visibilidade às questões trabalhadas nas reuniões dos projetos de pesquisa e extensão, para que toda a vitalidade dessas discussões possa ultrapassar os limites do espaço e do tempo, e chegar a mais pessoas.

2 opiniões sobre “Grupo Comcime promove evento para discutir as proximidades entre Comunicação e História

Deixe um comentário